O que é o que é? – AOSP, CyanogenMod e AOKP

468x60
aops

Você já deve ter ouvido muita gente falar sobre CM9 e Hydrog3nics. Muita conversa e muitas explicações mas uma coisa era certa, notei que algumas pessoas estavam misturando as bolas e resolvi criar esse post sobre o tema.

Primeiramente, precisamos saber do que se trata este bendito nome AOSP. A Google, desenvolvedora do android, libera o código fonte das mais recentes versões do sistema de forma livre. Daí, podemos entender que AOSP nada mais é que Android Open Source Project. É a sigla do projeto de desenvolvimento em código aberto do Android que a Google criou.

Aí você me pergunta: Sim Lula, mas e depois disso? Depois disso vem a próxima etapa de desenvolvimento para que esse sistema chegue até os nossos aparelhos. Todo o código liberado é lançado no site do AOSP. As fabricantes de celulares que usam Android usam esses códigos como base para a criação das ROMs Stock deles. Quando você compra um aparelho com android, por exemplo o SGSII, você está usando um sistemaAOSP + as modificação da Samsung para que esse sistema rode perfeitamente no SGSII.

Ok Lula, agora que eu sei sobre como os fabricantes criam suas ROMs Stock, quero saber o que tem de tão diferente na CyanogenMod(CM). A criação da ROM CM segue basicamente o mesmo caminho. Os desenvolvedores do CM usam como base o código liberado no AOSP e fazem a versão deles para nossos aparelhos. A base é o código puro, livre das modificações dos fabricantes e/ou operadoras. Além disso, a CyanogenMod possui muitas opções de configuração do aparelho que não é presente nas ROMs Stock OEM.

Há muitas pessoas que usam a base do CyanogenMod para criarem suas próprias ROMs custom. No caso da Hydrog3nics, eles usam a base da ROM AOKP. Tenho certeza que muita gente agora deve estar se perguntando qual a diferença da CyanogenMod para a AOKP. A resposta não é tão difícil mas não posso resumir em apenas uma linha.

O fundador do CyanogenMod Team, Steve Kondik, criou a ROM com o intuito de ser diferente da ROM StockOEM que a gente encontra nos aparelhos que compramos. Ele queria algo genuíno. Algo que tivesse como base o código puro(AOSP) e livre de todas as implementações muitas vezes desnecessárias que as fabricantes e operadoras incluem em suas versões. Nascia então a CyanogenMod que hoje deve dar suporte a mais de 80 aparelhos diferentes. É sem dúvidas a ROM Custom mais famosa do mundo. Digo custom no sentido de não ser algo “oficial” da fabricante do aparelho porque na verdade ela é uma das poucas ROMs “custom” que possui puro sangue.

A AOKP entra na história à partir do momento que um estudante universitário chamado Roman Birg decide criar também uma ROM diferenciada e puro sangue. Inspirado pelo poder de configurações que a CyanogenMod oferecia, Roman decide criar a Android Open Kang Project ROM, ou AOKP ROM.

Assim como a CM, trata-se de uma ROM criada com base na AOSP mas que hoje possui um poder de configuração muito maior que o CyanogenMod. Atualmente, é sem dúvidas mais poderosa que a CM. Talvez pelo fato do pessoal da CM ter que se preocupar com o lançamento e atualização da ROM para mais de 80 aparelhos, eles não conseguem focar muito tempo em inovações.

Créditos: Brasil Droid, texto por Lulavc.

torrentads

cliqueparafazerodownload
  • Léo

    Ótimo post. Parabéns!!

By WordPress