Micro SD e Android, isso combina? Será que vale a pena usar cartão de memória no Android?

468x60

Você sabe alguma coisa sobre cartões de memória Micro SD? Sabia que eles são divididos por classes? E que eles têm uma vida útil calculada por ciclos? Sabia que eles podem deixar o seu Android mais lento? Descubra aqui como aumentar o desempenho do seu dispositivo escolhendo o cartão de memoria correto para ele.

Cartões de memoria Micro SD são muito comuns em dispositivos móveis, isso porque é uma forma de aumentar a capacidade de armazenamento de forma barata, prática e segura. Entretanto existem versões diferentes de Micro SD que podem comprometer o desempenho desses dispositivos.

Cartão MicroSD

Micro SD se refere as versões 1.0 e 1.1 da tecnologia de armazenamento de dados criada pela SanDisk e que depois de algumas modificações e padronizações ficou com esse nome. Esse padrão de cartões possibilita armazenar informações até 2 BG. A partir de 4 GB o nome do nosso cartãozinho muda de Micro SD para Micro SDHC, esse HC no fim é uma sigla que significa High Capacity, em português, Alta Capacidade.

A SD Association criou uma classificação para regular as velocidades de transferência de dados no cartão de memória, que se chama Speed Class. Essas classes de velocidade vão determinar a rapidez do seu cartão de memoria, quanto maior a classe, mais rápido. Ao todo são quatro classes como no esquema abaixo:

Classe:                   Taxa mínima Recomendado para:
2 2MB/s              Celulares, câmeras até 12MP e filmadoras comuns
4 4MB/s              Câmeras maiores de 12MP e vídeo HD
6 6MB/s              Câmeras maiores de 12MP e vídeo Full HD
10 10MB/s         Câmeras profissionais e vídeo HD ou Full HD com câmera lenta

Então além das divisões já conhecidas por capacidade de estocagem de dados: 2 BG, 4 GB, 8 GB, 16 BG e 32 BG. Existe também a classificação por classe de velocidade que são 2, 4, 6 e 10, que vão determinar a velocidade do seu cartão. A classe pode ser facilmente identificada, ela fica dentro de um círculo ao lado do nome Micro SDHC.

A vida de um Micro SD

Os cartões de memoria convencionais tem um tempo de vida útil que é determinado pela quantidade de regravações que ele sofre. Por padrão eles devem suportar no mínimo 100.000 ciclos. Alguns fabricantes de cartão de memória como a Kingston, por exemplo, afirma que seus produtos podem ser usados até 1.000.000 de ciclos, devido à qualidade do material utilizado e a forma como eles são fabricados. Mas de uma forma geral, dependendo de como você utiliza o cartão de memoria, ele pode durar vários anos, sem te dar nenhuma dor de cabeça.

Em suma

Na hora de escolher qual cartão de memoria utilizar no seu Smartphone, olhe bem essas três coisas:

1- O fabricante. Cartões de memoria genéricos podem quebrar rápido, corromper os dados ou simplesmente não chegar aos 100.000 ciclos.

2- A classe. Quanto maior a classe do cartão de memória, mais rápido ele responde. Então ao invés de comprar um carão de memoria de 16 BG classe 2, pense que você poderia comprar um de 8 GB classe 6, e aumentar consideravelmente o desempenho do seu Android.

3- A capacidade. Quando mais ele armazena, mais caro um cartão fica. Vale apena pagar por um espaço que você não vai usar completamente? Fica a dica

Fonte: http://smartmundo.com/

torrentads

cliqueparafazerodownload
  • Willlliam

    Muito bom o post.
    Já sabia das capacidades e classes, mas não conhecia os limites.

    Valeu mesmo.

  • Wagner

    Excelente post, feliz com o meu samsung 32GB class 10 =)

By WordPress