Alerta: Atualização do Google Chrome desativa Java no Navegador, veja como reativar!

468x60
146503_Papel-de-Parede-Java_1280x800

O Google lançou a versão 42 do Chrome e, junto das atualizações e mudanças e rotineiras, a nova versão do navegador desativou o suporte a uma tecnologia chamada NPAPI, usada por plugins de navegadores, entre os quais o Java e Silverlight. Sem que essa configuração seja desfeita, esses plugins não funcionam mais no navegador.

O plugin do Java é bastante utilizado por bancos brasileiros e em algumas aplicações de rede virtual privada (VPN). Já o Silverlight é mais comum em ambientes multimídia, especialmente streaming de vídeo – o Netflix chegou a usar o Silverlight -, mas a tecnologia foi descontinuada pela Microsoft em 2013.

A NPAPI é uma tecnologia lançada em 1995 pelo navegador Netscape para permitir que outros softwares interajam com o navegador para interpretar conteúdo especial em páginas web. Ela é usada por vários navegadores, incluindo o Firefox, Safari e Opera. O abandono da tecnologia pelo Chrome foi anunciado em 2013 e está ocorrendo em etapas.

A primeira etapa passou a exigir um clique de confirmação para que os plugins fossem executados para a maioria dos sites. Na segunda etapa, a confirmação foi exigida para todos os sites. Agora os plugins estão indisponíveis, a não ser que o seja feita uma escolha explícita para ativá-los.
O plano é que o NPAPI seja totalmente removido do Chrome ainda este ano. Quando isso ocorrer, os plugins não poderão mais ser usados no navegador.
“Com cada passo dessa transição, nós ficamos mais perto de uma web mais segura e amigável para dispositivos móveis”, escreveu Justin Schuh, engenheiro do Google Chrome responsável pela “aposentadoria” do NPAPI, em novembro de 2014.

Plugins que utilizam o NPAPI podem ser reprogramados para funcionar com outras tecnologias ainda suportadas pelo Chrome, mas Oracle não divulgou planos nesse sentido até o momento. Como o Silverlight já foi descontinuado, a Microsoft não planeja fazer qualquer modificação na tecnologia.
O Adobe Flash não foi afetado pela mudança, pois interage com o Chrome por meio de outro canal, o PPAPI.

Como reativar o NPAPI
O NPAPI pode ser reativado na tela chrome://flags. Coloque “chrome://flags” na barra de endereços do Chrome e confirme. Na lista, procure o NPAPI e clique em Ativar. Após isso, acesse o teste: http://java.com/pt_BR/download/installed8.jsp?detect=jre e veja se você está com ele ativo! (Caso precise, baixe diretamente pelo site indicado).

torrentads

cliqueparafazerodownload
By WordPress